Páginas

I'am..

Minha foto
Suzano, São Paulo, Brazil
Jéssica significa "Cheia de riquezas" Origem do Hebraico -" Abraçada por Deus"

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pesquisa Arte e Ciência - A Fisica e a Arquitetura.

Deu uma trabalheira.. rsrs


"A arte e a ciência têm o seu ponto de encontro no método."
 (Edward Bulwer-Lytton)
Introdução
A relação entre Arte e Ciência é um dos temas dos mais complexos e evolutivos, sempre dependendo do contexto histórico e do objetivo desta "relação". As relações entre a Arte e a Ciência evoluem de acordo com as diversas fases ou momentos da pesquisa.

Comparando a criação científica e a artística observamos que na origem do ato criador o cientista não se diferencia do artista, apenas trabalham com materiais diferentes do Universo. Ciência e arte têm uma origem comum, na abdução ou capacidade para formular hipóteses, imagens, idéias, na colocação de problemas, e nos métodos infralógicos, mas é no seu desempenho que se distanciam enormemente, como nos processos mentais de análise e síntese.   
Desenvolvimento

Por muito tempo as ciências formavam uma grande área do conhecimento chamada filosofia Naturais. Há aproximadamente dois séculos, tornou-se evidente as distinções entre a Física, a Química e as ciências Biológicas. Durante muitos séculos a física esteve ligada às artes. A exemplo disso temos os manuscritos de Leonardo da Vinci (1452-1519) que fazem as primeiras referencias às forças externas atuantes em uma estrutura; assunto que hoje em dia estudamos em mecânica. Da Vinci preocupou-se também com a influência das forças na arquitetura.

Existem leis de ordem arquitetônica que são obtidas, por analogia, a partir de princípios fundamentais da Física. Elas são aplicáveis tanto às estruturas naturais como àquelas criadas pelo homem. Elas foram utilizadas para construir edifícios que satisfizeram o conforto emocional e de beleza nos maiores prédios históricos do mundo. Estas leis estão de acordo com a Arquitetura clássica, bizantina, gótica, islâmica, oriental e Art-Nouveau.
Conclusão

Toda arte tem um pouco de ciência e toda ciência tem um pouco de arte.  E o que as une é a vontade de mergulhar em experiências que só são capazes de serem realizadas se estiverem juntas. Há profundas relações entre uma e outra que raramente são trabalhadas, mas deveriam sê-lo, pois a maneira como se apresenta o contexto cultural atualmente, decorrente da nova visão de mundo inaugurada pela física moderna, pede que o homem construa novas formas de sentir, pensar e agir que possibilitem a construção de novas formas de ensinar e aprender, de maneira a contemplar essas relações.

Referências

www.mundoeducacao.com.brFísica
http://www.soarquitetura.com.br
http://www.cap.eca.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário