Páginas

I'am..

Minha foto
Suzano, São Paulo, Brazil
Jéssica significa "Cheia de riquezas" Origem do Hebraico -" Abraçada por Deus"

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Pesquisa Proporção Aurea - O Numero de Ouro

A BUSCA PELO NUMERO DE OURO.

MATERIAIS: Régua Desetec Acrílico – MOD 7130

Livro: GROGAN, JOHN. Marley e Eu. Vida e amor ao lado do pior cão do mundo. Rio de Janeiro. Ediouro, 2006. 272 p.

MEDIDAS: Largura: 14,0cm     Comprimento: 20,7cm

DESENVOLVIMENTO:
Proporção Áurea: Definição, número de ouro e sua história.

A razão áurea, também chamada segmento áureo ou proporção áurea, representa a mais agradável proporção entre duas medidas. Os gregos antigos a designavam como “divisão de um segmento em media e extrema razão” ou simplesmente “secção”. No inicio do século XXI convencionou-se identificá-la pela letra grega Φ (Phi maiúsculo) (lê-se: Fi), em homenagem ao arquiteto e escultor Phidias, responsável pelo templo grego Parthenon.

Número de ouro, também denominado para expressar a proporção áurea, é um numero irracional de valor de 1, 618... Obtido matematicamente através de sequência continuas infinitas, deduções algébricas ou geométricas.

A história da proporção áurea se perde na antiguidade. No Egito as pirâmides de Gizé foram construídas tendo em conta a razão áurea: a razão entre a altura de uma face e a metade do lado da base da grande pirâmide é igual ao número de ouro

Outro exemplo da proporção áurea na antiguidade é o Papiro de Rhind (Egípcio) ou Ahmes que mede 5,5 metros de comprimento por 0,32 metros de largura, datado aproximadamente no ano 1650 a.C. onde encontramos um texto matemático na forma de manual prático que contém 85 problemas copiados em escrita hierática pelo escriba Ahmes de um trabalho mais antigo. Refere-se a uma “razão sagrada” que se crê ser o número de ouro. Esta razão ou seção áurea também aparece em muitas estátuas da antiguidade

Construído há muitas centenas de anos depois, por volta de 447 e 433 a.C., o Parthenon Grego, templo representativo do século de Péricles contém a razão de Ouro no retângulo que contem a fachada, o que revela a preocupação de realizar uma obra bela e harmoniosa

Fídias foi o escultor e o arquiteto encarregado da construção deste templo. A designação adaptada para o número de ouro é a inicial do nome deste arquiteto - a letra grega Φ (Phi maiúsculo).

Os Pitagóricos usaram também a proporção áurea na construção da estrela pentagonal,

Uma contribuição que não pode ser deixada de referir foi à contribuição de Leonardo Da Vinci (1452-1519). A excelência dos seus desenhos revela os seus conhecimentos matemáticos bem como a utilização da razão áurea como garante de uma perfeição, beleza e harmonia únicas. Um exemplo é a tradicional representação do homem em forma de estrela de cinco pontas de Leonardo, que foi baseada nos pentágonos, estrelado e regular, inscritos na circunferência.

RESULTADO DA MEDIDA DO LIVRO
(20,7 – 14,0) = 1,47

A FÓRMULA DO LIVRO ESTA NA PROPORÇÃO ÁUREA?

NÃO. A DIFERENÇA É DE 0, 148

CONCLUSÃO
O número de ouro é considerado por muitos estudiosos um símbolo da harmonia. Pode ser encontrado em nosso cotidiano, de forma real e em muitos monumentos históricos. Aparece na natureza, na arte, arquitetura, música e nos seres humanos. Surgiu da necessidade que os antigos tinham de utilizar a contagem como forma matemática para aplicá-las em seus negócios. Fibonacci deu uma grande contribuição à Geometria com a sua descoberta, a qual está relacionada com a solução do problema dos coelhos. Grandes pintores como Leonardo Da Vinci usou a razão áurea em seus trabalhos. Todos esses exemplos nos levam a perceber quão grande é a importância deste número que por este motivo foi chamado “de ouro”.


REFERÊNCIAS
NOTAS DA AULA
BOYER, C. B. História da Matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1974. 488p.
http://www.educ.fc.ul.pt
http://www.mat.uel.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário